top of page

CORPO DOCENTE

john.foto.jpg
John Schulz​
Coordenador de todos nossos cursos de MBA
​
Ph.D. Princeton University 1973. M.A Princeton University 1969. B.A. Yale College 1967, M.A. Mercado Financeiro: Republic National Bank 1974-1980, Representante Adjunto para o Brasil, National Westminster Bank 1980-1988, Representante Adjunto para América Latina, Chemical Bank 1988-1990, Representante no Brasil, Queluz Asset Management 1990-2016, Sócio no Brasil, 2016-, Sócio em Portugal. BBS Brazilian Business School 1999-2016, Reitor, BBS Angola, 2017-, Reitor Emérito. Ensino: BBS, Universidade Santa Ursula, Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio, Arquivo Nacional, Queens College. Publicações: The Financial Crisis of Abolition, New Haven, Yale University Press, 2008, O Exército na Política, São Paulo, EDUSP, 1994, "O Exército e o Império" capitulo em História Geral da Civilização Brasileira, volume VI, editado por Sergio Buarque de Holanda, São Paulo, Difel, 1971, "Around the British Gold Standard, Portugal and Brazil, Two Satellites?" Historia e Economia, 2017.
alvaro.foto.jpg
Alvaro Camargo
​
Profissional com 38 anos de experiência em projetos empresariais. Autor de livros e artigos científicos. Professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, da Unicamp e da BBS em Angola. Membro do Conselho de Administração da Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento. Mestre em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Certificado como Project Management Professional. MBA Administração de Projetos pela FIA/USP. Pós-graduado em metodologia do ensino superior pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Informações pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Paulista.
Evodio.foto.jpg
Evodio Kaltenecker
​
Professor visitante nas áreas de estratégia e marketing em diversas escolas internacionais tais como: Instituto Tecnológico de Monterrey – ITESM (México), WU Vienna University of Economics and Business – GEMBA (Austria), Management Center Innsbruck – MCI (Austria), e Johnson Graduate School of Management da Universidade Cornell (EUA).. Ph.D. em estratégia de internacionalização de empresas pela Universidade de São Paulo (USP),  Me.Sc. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA pela Harvard University (Harvard Business School), e Graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Fabricior.foto.jpg
Fabricio R. Barros Osaki
​
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2001, cursou pós-graduação latu sensu em direito contratual na PUC-SP / COGEAE, em direito processual civil na Escola Paulista de Magistratura e MBA no programa conjunto das universidades PUC-SP, UCP (Porto, Portugal) e UCAN (Luanda, Angola). Mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie. Atuou como professor convidado nas faculdades de direito da Universidade Gregório Semedo e Universidade Independente de Angola, ambas em Luanda, Angola. Membro do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão. Autor de artigos em área jurídica. Atua especialmente na área de solução de disputas, com ênfase nas áreas de direito comercial, civil, societário, consumidor, direitos difusos e coletivos, assim como consultoria relacionada.
Hilda.foto.jpg
Hilda Marina
​
Mestrado em Administração Estratégica na FECAP (Alvares Penteado), São Paulo. Formada em Matemática pela Universidade de São Paulo. Pós-graduada na Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo; Curso de extensão na Université Sorbonne, Paris. Certificada SCRUM e ITIL. Professora de cursos de pós-graduação e extensão há mais de 25 anos; matemática, sistemas (TI), projetos e governança de TI. Sócia Diretora da MRI Consultoria, São Paulo. Há mais de 25 anos atuando em projetos para grandes instituições financeiras e industriais, na área de TI, em desenvolvimento de sistemas, projetos, governanças tática e corporativa, métricas, security office,qualidade. Atua como instrutora e auditora interna em certificações de Qualidade e Segurança da Informação (CMMI, ISO9001:2015, ISO27001).
Irene.foto.jpg
Irene Azevedo
​

Com especialização em Operações de Manufatura – FGV-SP,  Administradora de Empresas (UFRJ).  Certificada em Coaching e Personal Direction pela Lee Hecht Harrison  e Coaching pelo Instituto EcoSocial. É Master Advisor e Diretora Consultoria – Gestão da Mudança e Transição de Carreira  LATAM na LHH. Atua no mercado corporativo a mais 30 anos, tendo ocupado posições executivas em empresas como IBM, KPMG e Ticket. É professora de Liderança  em  MBAs da BBS Angola e da Euro American Business School. Tem artigos publicados em  livros sobre Coaching em Português e Inglês.

Luiz antonio.foto.jpg
Luiz Antônio de Souza
​
Mestre em Finanças pela Católica-Lisbon School of Business and Economics. Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais, e já atuou tanto no buy-side, como portfolio manager de fundo de pensão e leiloeiro de energia, quanto no sell side, como partner e estruturador de produtos financeiros alternativos para investidores institucionais.
Luiz Fernando.foto.jpg
Luiz Fernando D’Aguiar
​
MBA  pela University of Dallas, Texas, EUA. International Management - University of Dallas. Mestrado Administração -COPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Economista pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, Cândido Mendes. Diretor Executivo Interino (2016-2018). C.E.O. - Werner Tecidos (1994-2016). CFO - UNISYS Corp (1989-1994). SÓCIO DIRETOR T.I.  - System House (1982-1994). Gerente Planejamento Corporativo - Shell Brasil (1980-1982). Gerente Planejamento de Recursos Humanos - Shell Brasil (1979-1980).
marco.foto.jpg
Marco Coghi
​
Dr. em Eng. Química - Planos Diretores e Gerenciamento de Portfólio e Projetos Industriais – UNICAMP. Pós-graduado em Eng. Elétrica - EPUSP. MBA Executivo em Gestão de Projetos – FGV. Graduado em Engenharia Elétrica - Faculdade de Engenharia de São Paulo. Atua a 36 anos em projetos em organizações no Brasil e no exterior. Implementador de Planos Diretores de Automação e Informática desde 1990 – fundamentado pelo Département de l'automatisation Ingénierie, instrumentation et contrôle Rhone Poulenc - França. Membro da International Society of Automation (ISA) no Brasil desde 1989 - Presidente eleito para o biênio 2018/19 ISA Campinas Section. Possui 28 anos de experiência acadêmica lecionando para faculdades de tecnologia e engenharia na Universidade Salesiana, UNICAMP e nas Escolas de Negócio BBS Angola e FGV na s áreas de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio.
maxwel.foto.jpg
Maxwel Martins da Silva
​
Mestrado em Gestão Empresarial pela UTAD-Vila Real (Portugal); MBA em Marketing-ESPM; Pós-graduado em Administração de Empresas-FGV; Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica-ITA/UNICAMP. Atuou em posições executivas como Presidência, Diretoria e Gerência Geral, em empresas multinacionais e nacionais nas áreas Operacionais, Comercial, Marketing, Desenvolvimento de Negócios, Engenharia, Processos, Produção, Manutenção e Qualidade. Consultor de Empresas em Gestão Estratégica Empresarial e de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing, Re-estruturação e Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças e Mentoring. Professor em MBA’s da FIAP, IPOG, BBS Brasil e Angola,  IBMEC, FDC in-company, BSP em Gestão Estratégica de Negócios e de Marketing, Planejamento Estratégico e Execução da Estratégia, Liderança. Fellow da OL - Oxford Leadership, homologado em programas SML – Self Managing Leadership, SF – Strategic Focusing e LHPT – Leading High Performing Teams. 
rubens.foto.jpg
Rubens Ifraim
​
PhD em Business Administration pela UNIVERSIDADE DA FLORIDA. Mestrado em Administração pela UFPB - Federal Paraiba, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Sustentavel pela UB Chile,. Pós-Graduação em Engenharia pela FGV/PROMINP/PETROBRAS.  MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Cursos de Extensão em Negócios e B2B pela USP. ; em central de negociações (central d’achats) e contratos, Graduação em Planejamento Urbano & Arquitetura pela FEBASP . Possui experiência de 27 anos e carreira construída trabalhando direta e indiretamente para empresas de 1a. Linha, a nível nacional internacional. Sempre atuando com “Triple Botton Line”, foi empresário no setor por 11 anos, onde adquiriu experiencia na formação e liderança de equipes multidisciplinares, resolução de conflitos, conquista de resultados, treinamentos e solução de problemas. Professor de MBAs pela FGV/FIA/BBS em áreas como;  executivo de gestão técnico-comercial e inteligência de mercado, Senior Manager de Negócios, projetos, contratos (EPC’s, Turn-Key, Parcerias, PPP's e Consórcios). 
DSC_0006.JPG

Rodrigo Garcia

​

Rodrigo Garcia é mestre em Administração (UNIGRANRIO), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e graduado em Engenharia Industrial (CETIQT). Professor de pós-graduação e graduação da Fundação Getulio Vargas, IBMEC e UNESA, no Brasil e BBS, em Angola. Autor livros e  artigos científicos, avaliador e membro de comitê científico de periódicos avaliados pela CAPES/MEC, orientador de TCCs, professor paraninfo de turmas de graduação e ganhador de outros prêmios, como: Menção Honrosa SIMPOI, EAESP – FGV e Prêmio CEDEA Melhor Caso para Ensino - SIMPOI, EAESP - FGV. Consultor da Fundação CESGRANRIO e CEO da RG Resultados, empresa focada em gestão empresarial que oferece palestras, treinamentos e consultorias para empresas e pessoas em todo o país. Coordenou empresas como SENAI e Pós Imagem. Focado em resultados, preza as relações humanas e acredita em um mundo melhor por meio da valorização da educação

rodrigo rasga.jpg

Rodrigo Sucena Rasga

​

Mestre em Agroenergia (FGV-EESP) e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica (USP), com pós-graduação em Análise de Sistemas (FAAP-SP) e MBA em Finanças (BBS-Brazilian Business School).  Sua experiência profissional foi consolidada gerenciando em algumas divisões em bancos, e atuando como CFO e CEO em empresas ligadas ao agronegócio. Trabalhou nos bancos Comind, HKB, Bozano Simonsen, Coutts & Co (England) e no ABC-Roma (hoje, ABC-Brasil), na importadora oficial dos produtos da marca AIWA e no Grupo Esteve (EISA - Empresa Interagrícola  S.A., Columbia S.A., Energia Florestal S.A., PelletBraz S.A., OperFlora - Operações Florestais S.A., Escol S.A., Colniza S.A., Terguar Ltda. e Esteve Irmãos S.A.). Atualmente, é CFO da WCS – Wireless Comm Services Ltda., do setor de telecomunicações, além de prestar consultorias e perícias e ministrar cursos dentro do mercado financeiro. É professor da FGV e da BBS Brasil e IAM-BBS em Angola.

stella.foto.jpg
Stella de Freitas
​
Graduada em 1983  e pela Universidade Paulista. Especializou-se em Empreendedorismo, Mediação de Conflitos - Trigon – Alemanha, Coaching pela Leadership Network – Canadá; Co-Active Coaching - USA e no Ecosocial – SP;  Empreendedorismo pela Babson - ONU/Sebrae e Render – SP. . Especializações em Consultoria Interna pela Adigo – SP e Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP. Atua há mais de 30 anos como consultora de desenvolvimento organizacional, coach, mediadora e empreendedora. Docente na Pós Graduação em Gestão de Projetos pela BBS – Angola desde 20XX. Atende a empreendedores, executivos e empresas de pequeno, médio e grande porte. Pioneira na condução de processos de coaching sistemicos, grupos de aprendizagem, processos de negociação e mediação entre grupos, equipes e sócios.
Valdir.foto.jpg
Valdir Barreto Andrade Filho
​
Mestre em Engenharia Agrícola (UNICAMP). Engenheiro Eletrônico (UNICAMP). Certificado PMP (1999). Certificado MS Project Blue Belt (2006). Membro do Conselho de Orientação do Capítulo S. Paulo (2004-2005 e 2006-2007). Atuação no mercado de 1980 a 2002 em Engenharia de de Software e de Sistemas (Automação Bancária, Automação Médica, Transferência Eletrônica de Fundos, Sistemas UNIX). Atuação no mercado de 2002 até o presente momento como Consultor de Empresas (FUNDEPAG-Fundação Toyota, EMS, Sanofi-Aventis, Trapisa, CAPREM, EBES) e Professor em Gerenciamento de Projetos (FGV, FIA, IBMEC, Fundação D. Cabral). Coordenador da Pós-Graduação em Gerenciamento da Sustentare Escola de Negócios de Joinville. Colaborador do livro “Gerenciamento de Projetos em Tirinhas”, organizado pelo Prof. Alonso Mazini Soler. (Brasport, 2015). 
bottom of page